Projetos de Captação de Água de Chuva da ÁguaV

Ao se implementar projetos de captação de água de chuva, é possível reaproveitar as águas pluviais, reduzindo os custos de captação, economizando água e diminuindo a pegada hídrica.

Para estes projetos, utilizamos reservatórios, também conhecidos como cisternas, que irão realizar a captação e o armazenamento da água de chuva para diversos tipos de usos.

Utilizando as Águas Pluviais

Mas como funciona o processo? De maneira geral, a água de chuva cai nos telhados e é transportada por calhas, até chegar em um primeiro filtro, que irá bloquear a entrada de qualquer tipo de impureza (ex. folhas, galhos e sujeiras).

Esta água captada não é considerada potável, isto é, não é adequada para o consumo humano por poder conter substâncias tóxicas, partículas de poeira, entre outros contaminantes. A água de chuva não tratada pode ser utilizada para diversas tarefas, tais como limpeza de calçadas, carros, máquinas, irrigação de plantas e descargas em vasos sanitários.

Contudo, para que a água de chuva seja potável, ela necessita passar por um rígido sistema de filtragem e tratamento, que irá agir contra os microrganismos e poluentes presentes.

Trata-se, portanto, de uma atitude ecologicamente correta e muito utilizada em tempos de racionamento e crise hídrica. Caso queira mais informações sobre captação de água de chuva, acesse aqui e leia a nossa matéria completa sobre os benefícios e vantagens em se adquirir este sistema.

Projetos de Captação de Água de Chuva da ÁguaV

A ÁguaV – Construindo Sustentabilidade realiza projetos de captação de água de chuva, sistemas multifuncionais personalizados visando a simplicidade de operação, manutenção, o baixo consumo energético e sua durabilidade.

Nesse sentido, os projetos da ÁguaV incluem o dimensionamento de todos os elementos utilizados no sistema de aproveitamento, tais como a captação de água nas coberturas (com uso de calhas, correntes, drenos, condutores pluviais), os sistemas de descarte de água, o volume de cisterna de acordo com o método das simulações diárias, filtragem, desinfecção e bombas de recalque ou pressurização para rega.

A água armazenada na(s) cisterna(s) poderá ser usada com segurança e em atendimento às normas técnicas correntes, em todos os usos não-potáveis do empreendimento (lembrando que, para que a água de chuva seja utilizada para consumo, é necessário um rígido sistema de filtragem e tratamento da água de chuva).

Na eventualidade de falta de água de chuva durante períodos de seca, será feito o abastecimento de forma automática mediante a entrada de água potável na caixa de água de chuva, sem necessidade de intervenção de uma equipe de manutenção. O excedente de água será direcionado para integração na paisagem.

Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Vale a pena ressaltar que os projetos de captação de água de chuva da ÁguaV estão alinhados de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS), em particular o ODS 6 – Água Potável e Saneamento.

De maneira geral, este ODS visa assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento adequado para todos. Para saber mais sobre este ODS e notícias relacionadas, acesse aqui.

Caso de Sucesso: Captação de Água de Chuva na Fundação Julita

Agora que você já conhece um pouco mais sobre os serviços e projetos de captação de água de chuva da ÁguaV, vamos mostrar um caso de sucesso de nosso portfólio, realizado na Fundação Julita, nos anos de 2014 a 2017.

Localizada em São Paulo, a Fundação atende crianças, adolescentes, jovens e famílias em situação de vulnerabilidade social, por meio de ações socioeducativas que promovam o exercício da cidadania.

Fundação Julita Projeto I

O primeiro projeto da Fundação Julita teve como finalidade utilizar as águas pluviais para a irrigação do pomar florestal, para a área em estágio de recuperação florestal e para o lago ornamental da unidade.

Assim, foi construída a maior cisterna em ferro-cimento da Zona Sul de São Paulo, com materiais de baixo custo e de fácil replicabilidade! Não é mesmo incrível?

Veja agora o vídeo com mais informações e detalhes deste projeto:

Essa cisterna foi enterrada, possuindo capacidade volumétrica de 35.000 litros de água de chuva captada. Todo o projeto foi pensado a partir da topografia do terreno, buscando-se aproveitar a força da gravidade e dispensando, portanto, o uso de bombas e energia elétrica.

Para este projeto, utilizamos uma metodologia em forma de curso teórico-prático, voltado para a capacitação e aprimoramento dos profissionais que executaram a obra, todos moradores da região.

Fundação Julita Projeto II

Para o segundo projeto, construímos dois reservatórios distintos e complementares, totalizando 20.000 litros de água de chuva captada. O objetivo era utilizar a água para os vasos sanitários do refeitório, prédio acadêmico, torneiras de irrigação e limpeza geral externa. Afim de garantir a qualidade da água, foi instalado um sistema de tratamento contemplando um filtro plissado e um sistema de luz ultravioleta para a desinfecção da água.

Como diferencial técnico, construímos um sistema de abastecimento complementar, feito através de sistema mecânico, sem o uso de energia elétrica e sem a possibilidade de falta de água!

Fundação Julita Projeto III

Já no terceiro projeto, construímos um sistema de abastecimento complementar à captação de água de poço. Para tanto, utilizamos uma cisterna enterrada, com volume de 15.000 litros, feita de alvenaria e com uma estrutura de bambu. O objetivo foi abastecer todos os pontos de consumo da Sede de Sustentabilidade da Fundação Julita, visto que o local não possuía abastecimento da rede pública.

Para que fosse possível utilizar esta água para consumo, construímos um sistema de tratamento, constituído por filtro plissado, carvão ativado e filtro UV, os quais removem as impurezas físicas, retiram os poluentes e outros contaminantes, bem como desinfetam microrganismos.

A ÁguaV tem o saneamento básico como elemento principal de trabalho, desenvolvendo projetos e soluções viáveis, econômicas e eficientes desde sua concepção até a entrega do produto. Conheça mais sobre os nossos projetos e serviços relacionados com a água, acessando este link.

Continue nos acompanhando em nossas redes sociais:
FacebookInstagramLinkedin

Share this article

Leave a comment