ÁguaV – Serviços

“Mais fácil me foi encontrar as leis com que se movem os corpos celestes, que estão a milhões de quilômetros, do que definir as leis do movimento da água que escoa frente aos meus olhos.” – Galileu Galilei

Captação de Água de Chuva

Inclui o dimensionamento de todos os elementos utilizados no sistema de aproveitamento, desde a captação das coberturas com uso de calhas, correntes, ou drenos, condutores pluviais, sistemas de descarte de água, volume de cisterna de acordo com o método das simulações diárias, filtragem, desinfecção e bombas de recalque ou pressurização para rega.

A água armazenada na(s) cisterna(s) poderá ser usada com segurança, e em atendimento às normas técnicas correntes, em todos os usos não-potáveis do empreendimento.

Na eventualidade de falta de água de chuva durante períodos de seca, será feito o abastecimento de forma automática mediante a entrada de água potável na caixa de água de chuva, sem necessidade de intervenção de uma equipe de manutenção.

O excedente de água será direcionado para integração na paisagem.

Tratamento Ecológico do Esgoto

No Brasil a maior parte do esgoto sanitário é lançado sem tratamento prévio nos cursos d´água.

Somente 42% do esgoto gerado em todo território nacional é tratado, ou seja, mais da metade de todo o esgoto brasileiro alcança rios, lagos e lençóis freáticos até chegar ao mar sem nenhum tratamento.

Os projetos constam com o tratamento de efluentes das águas cinzas (águas de pias, lavatórios, chuveiros e tanques) e águas negras (dos vasos sanitários).

Utiliza-se de sistemas modulares em série, dimensionados de acordo com as normas e recomendações vigentes no Brasil para se obter um efluente de qualidade, que após desinfecção pode ser reutilizado para fins não-potáveis dentro do empreendimento.

Floating Islands

Inspirada no conceito da biomimética, as Floating Islands são sistemas ativos de tratamento, purificação e vivificação de corpos d´água contaminados por esgoto doméstico e/ou industrial.

São ilhas artificiais flutuantes construídas a partir de materiais descartados, onde são plantadas propositalmente diversas espécies de plantas nativas ornamentais a fim de tratar, purificar e vivificar lagos, rios, canais, córregos urbanos, sistemas de drenagem pluviais, saídas de esgoto, aplicações na agricultura e indústria e aquacultura.

São sistemas modulares e possuem múltiplas funções.

Captação de Água de Mina e Nascente

Inclui o dimensionamento de todos os elementos utilizados no sistema, desde a melhor técnica para captação da água, avaliação quali-quantitativa do sistema, sistemas de filtragem preliminar e complementar, volumes de reservatórios, cálculo do sistema de distribuição e abastecimento da água, sistemas de desinfecção e bombas de recalque ou pressurização (caso seja necessário).

Piscina Biológica

As biopiscinas, ou piscinas biológicas, são elementos arquitetônicos, de recreação e contemplação para seu empreendimento ou propriedade. É um sistema natural e sustentável, onde as plantas substituem os filtros e produtos químicos geralmente utilizados no tratamento e limpeza de piscinas convencionais. Ela é composta por uma zona destinada ao banho e outro destinada ao tratamento da água por processos físicos e biológicos.

Atua beneficamente principalmente por não prejudicar a pele e cabelos dos usuários, não irritar os olhos, proporcionar uma água climatizada (se projetada para tal fim), além de se integrar melhor à paisagem local.

Os projetos desenvolvidos incluem a avaliação da possibilidade de reforma e utilização da piscina já construída (se aplicável), o dimensionamento de todos os elementos utilizados no sistema, especificação técnica de equipamentos, elaboração de projetos técnicos e acompanhamento de equipe técnica durante a obra.

Estudos e Avaliações ambientais

Elabora-se estudos e avaliações ambientais especificamente relacionados aos sistemas hídricos e de saneamento para empreendimentos e/ou atividades causadoras de alto impacto ambiental, atuando em:

  • Leadership in Energy and Environmental Design (LEED);
  • Estudos de Impacto Ambiental (EIA);
  • Relatórios de Impacto Ambiental (RIMA);
  • Estudos Prévio de Impactos Ambientais (EPIA);
  • Relatório Preliminar Ambiental (RAP);
  • Relatório Ambiental Simplificado (RAS);
  • Termo de Ajustamento de Conduta (TAC);
  • Projeto Básico Ambiental (PBA).

Sistemas Urbanos de Drenagem Sustentável

Desenvolvem-se projetos técnicos relacionados a sistemas de drenagem, com soluções integradas ao paisagismo, que efetuam a sua função primordial (drenar as águas de escoamento superficial), de forma integrada, adotando-se medidas compensatórias em microdrenagem também conhecidos como SUDS (Sistemas Urbanos de Drenagem Sustentável), com base na Engenharia Ambiental, Sanitária e na Permacultura.

Os projetos têm como cerne a retenção, a diminuição da velocidade e a infiltração da água na área de abrangência do projeto, intencionando-se a integração do sistema de drenagem à elementos dos projetos de paisagismo, criando elementos multifuncionais, de melhor adaptação e desenvolvimento ao ambiente em que estiver inserido.