Captação e Armazenamento de Água de Chuva: aprenda agora a amenizar os gastos com água

Nos dias de hoje, os sistemas alternativos de captação e armazenamento de água de chuva se apresentam como uma opção segura e eficiente para se amenizar os gastos e desperdício com a água. O uso desses sistemas vem ganhando popularidade no Brasil e no mundo, devido principalmente aos crescentes episódios de escassez hídrica.

Apesar da água ser uma das substâncias mais abundantes da superfície da Terra, (mais de 70% do Planeta é composto por este recurso), você provavelmente já ouviu alguém dizer que a água vai acabar nas próximas décadas. Mas essa afirmação seria verdade?

A Água do Planeta irá acabar?

A água do Planeta não se acaba, já que ela se encontra em constante movimentação, formando um ciclo natural resultante da energia do Sol. No entanto, a água que circula nos ecossistemas terrestres e que utilizamos em nosso cotidiano, ou seja, a água doce, limpa e acessível está cada dia mais ameaçada.

Apesar da grande abundância de água, a maior parte não é acessível para o consumo humano. Do total de recursos hídricos do Planeta Terra, estima-se que 97,5% corresponde à água salgada dos mares e oceanos e apenas 2,5% constituem as águas doces.

Ainda, de toda a água doce existente, apenas parte é disponível para o consumo humano, já que 68,9% encontra-se congelada em geleiras e icebergs, 0,9% está presente na atmosfera e umidade do solo, 29,9% encontra-se em leitos subterrâneos, e apenas 0,3% em rios e lagos. Se considerarmos as fontes despoluídas, esta porcentagem fica ainda menor.

Mudanças Climáticas e o Aumento da Insegurança Hídrica

As previsões indicam um cenário crescente de insegurança hídrica para os próximos 25 anos, visto que diversos países continuarão a sofrer dificuldades com o abastecimento de água. O aumento dos desastres climáticos (tais como as secas e enchentes) e a contaminação dos cursos d’água contribuem para essa instabilidade e comprometem o abastecimento de água potável para a população mundial, trazendo sérias consequências sociais, econômicas e ambientais.

Nesse sentido, a crescente urbanização mundial contribui com a degradação de água doce, ocasionada por práticas insustentáveis de países que buscam o seu desenvolvimento de forma incessante. Todo o despejo das águas residuais domiciliares e industriais não tratadas, somado ao escoamento de resíduos agrícolas contribuem para a degradação da qualidade da água em todo o mundo.

A conservação da água é urgente, visto que este recurso é essencial para a sobrevivência de grande parte dos seres vivos! Muito além de ser um recurso para a utilização humana nos processos produtivos, ela é fundamental para a manutenção do equilíbrio e da existência de vida no Planeta.

Captação e Armazenamento de Água de Chuva

E como podemos reverter esse cenário? Uma das opções é começar a mudar a nossa relação com este recurso, economizando-o! Ao se implementar sistemas alternativos de captação e armazenamento de água de chuva, é possível reaproveitar a água da chuva e, consequentemente, economiza-se água e reduz-se os custos de captação, diminuindo-se a pegada hídrica (clique aqui e conheça os projetos de captação e armazenamento de água de chuva da ÁguaV).

As cisternas, que irão armazenar a água da chuva, podem ser feitas com diferentes materiais (plásticos, borrachas, alvenaria ou metais), tamanhos e custos, bem como podem ser instaladas em áreas externas, internas e subterrâneas.

Vantagens

Ao se armazenar a água da chuva, além da diminuição da pegada hídrica, uma menor quantidade cai diretamente nos solos, auxiliando na contenção de enchentes e entupimento de esgotos em áreas urbanas.

Visto as previsões futuras de insegurança hídrica no Brasil e no mundo, essa Tecnologia Sustentável representa uma importante fonte de abastecimento de água em épocas de estiagem. Além disso, trata-se de uma Tecnologia acessível, pois necessita de pouco investimento para ser implementada. Ainda, pode ser instalada em locais com restrição de espaço (como por exemplo em apartamentos) e em áreas urbanas e rurais. Por fim, é uma excelente ferramenta pedagógica para a difusão de práticas mais sustentáveis e ecologicamente corretas!

Mas como funciona?

Primeiramente, esta Tecnologia deve ser instalada próxima ao tubo de descida de uma calha. Para um sistema de captação de água de chuva domiciliar, em pequena escala, a água da chuva proveniente do telhado, entra no sistema de captação e passa por um filtro (composto de tubos de PVC e tela de mosqueteiro), onde as impurezas maiores (folhas secas, insetos, fezes de animais, entre outros) são barradas.

Esta primeira água de chuva passa pelo Separador de Águas de Chuva e é encaminhada para um reservatório temporário, onde será posteriormente descartada devido às altas concentrações de impurezas do telhado. Após algum tempo, esse reservatório estará completo e a água da chuva, agora mais limpa, irá transbordar para dentro da cisterna através de um tubo lateral.

A água da chuva é forçada a entrar na cisterna, graças à presença de uma pequena barreira no tubo de PVC. Ao final deste mesmo tubo, existe um ladrão com tela de mosqueteiro, onde a água leva as impurezas ao sair com velocidade (este ladrão também pode ser conectado a outro reservatório).

Quando a água é forçada a entrar na cisterna, ela passa por um redutor de turbulência. O excesso de água de chuva da mini cisterna é destinado para um extravasador, e posteriormente, ao ladrão de saída.

Para utilizar a água armazenada, basta manusear a torneira localizada na parte inferior. Esta água deve ser utilizada para fins não potáveis (como por exemplo para irrigar hortas e jardins, limpezas em geral e descargas no vaso sanitário), pois pode carregar diversos contaminantes para a saúde humana. A água da chuva só pode ser utilizada para fins potáveis apenas se passar por processos rigorosos de análise e tratamento em uma Estação de Tratamento de Água (ETA).

Ficou curioso e quer saber mais detalhes sobre os sistemas alternativos de captação de água de chuva? Fique por dentro de nossos projetos e serviços (acesse aqui) e acompanhe as atualizações em nossas redes sociais:

FacebookInstagramLinkedIn

Para mais informações, entre em contato através do:
E-mail: contato@aguav.com.br
Telefone: +55 11 2387-2017

Share this article

Leave a comment