Conheça sobre os Sistemas Urbanos de Drenagem Sustentável

Todos aqueles que vivem nas grandes cidades brasileiras em algum momento já sofreram com os impactos causados pelas chuvas. Inundações e alagamentos que causam prejuízos ao comércio e a população de um modo geral são comuns nas metrópoles urbanizadas, principalmente naquelas que cresceram sem se preocupar com a gestão correta de águas pluviais ou com o desenvolvimento de sistemas urbanos de drenagem sustentável.

Drenagem de Águas

As ações convencionais de gestão de águas pluviais, no geral, têm como principal característica a realização de obras de impermeabilização do solo aliadas à criação de passagens pluviais.

Essas técnicas se caracterizam por dificultar os processos naturais de drenagem de águas, desmatarem a vegetação, além de estimular a ocupação de áreas de várzea, o que resulta na sobrecarga de corredores fluviais urbanos e no consequente colapso de sistemas, gerando alagamentos e inundações.

Foi justamente para solucionar esses e outros problemas que surgiram os sistemas urbanos de drenagem sustentável (SuDS). Criado no Reino Unido, é uma metodologia que já é aplicada em países como Suécia e Austrália desde a década de 1980 e aos poucos vem sendo introduzida no Brasil.

Vantagens dos SuDS

Projetos de drenagem sustentável têm como função “copiar” o ciclo hidrológico natural através de medidas estruturais e não-estruturais, promovendo uma melhor gestão de águas pluviais visando a proteção de corpos d´água, diminuição dos volumes adicionais resultantes da urbanização, redução de taxas de escoamento e as vazões, além proteger a biodiversidade, reduzindo o acúmulo de poluentes e agregando valor estético às áreas onde é aplicado.

Sistemas de Drenagem Sustentável

Os métodos para drenagem de águas utilizados no SuDS são diversos e dentre eles é possível destacar a utilização de jardins de chuva, tetos verdes, reservatórios de detenção e trincheiras de infiltração que permitem tanto um melhor escoamento da água quanto o reabastecimento e a proteção de corpos d’água que podem ser utilizados para o abastecimento de reservatórios, por exemplo.

Já os especialistas dividem os métodos de drenagem de águas em Microdrenagem e Macrodrenagem. A escolha varia de acordo com o tamanho e o tipo de projeto, porém já existem países onde os planos diretores das cidades contemplam a implementação de sistemas integrados que criam todo um processo drenagem sustentável.

Com os problemas causados tanto pela aceleração dos processos de urbanização, em especialmente nos países em desenvolvimento, quanto pelo desmatamento e o aquecimento global, esta é uma tendência que ganha força em vários lugares do mundo. No Brasil, cidades como Porto Alegre e São Paulo já aplicam o SuDS nos novos projetos de urbanização.

Isso ocorre porque os sistemas urbanos de drenagem sustentável, na comparação com os métodos de drenagem tradicionais, se mostram como a solução mais viável tanto do ponto de vista técnico quanto do ponto de vista econômico.

Além disso, eles impactam diretamente na resolução de problemas sistêmicos dessas grandes cidades como os alagamentos e enchentes, as quedas de barreiras e de árvores, ocupação de áreas irregulares e desmatamento, além de problemas crônicos como as zonas de calor, poluição e o trânsito.

Conheça mais sobre os nossos projetos de Sistemas de Drenagem Sustentável, acessando agora o nosso portfólio.

Texto produzido pela Redaweb – Agência de Conteúdo.

Share this article

Leave a comment