O que você não sabia sobre Tratamento Ecológico de Esgoto

Dentre os direitos básicos do cidadão, o Brasil enfrenta graves problemas no setor de saneamento básico. Segundo o IBGE, menos de 40% das cidades do país tem políticas públicas para a resolução da questão.

Os baixos índices apontam para a necessidade urgente de fazer algo para melhorar, uma das opções é investir em tratamento ecológico de esgoto. Assim, estaríamos cumprindo as necessidades das gerações presentes e possibilitando que as gerações futuras também as supram, este é o conceito de sustentabilidade.

No dia a dia doméstico, a produção de esgoto é derivada de restos de comida, água de lavagem (sabão, detergente), excretas, papel higiênico e água de banho. Mesmo que receba este nome, não se trata somente de residência, mas de estabelecimentos comerciais e instituições diversas. O industrial é mais complexo porque é composto de substâncias químicas altamente poluentes, portanto deve ter um descarte diferente.

No doméstico podem ser encontrados dois tipos de esgoto: as águas negras e as águas cinzas. A primeira tem sua origem nos vasos sanitários, enquanto a segunda não apresenta a contaminação de fezes.

No industrial, também podem ser dois os tipos: água residuária (com subprodutos de resinas e tintas) e efluentes industriais (águas de descontaminação de equipamentos que receberam compostos químicos). O último passa por um tratamento de efluentes complexo, mas eficiente.

No que consiste o Tratamento Doméstico

Quando se pensa o tratamento ecológico de esgoto para as águas negras e águas cinzas, existe a vantagem de que ele pode ser feito de maneira descentralizada, em tanques e fossas sépticas.

Tratando individualmente, se tem a possibilidade de fazer o reuso da água e mesmo aproveitar os nutrientes contidos nela. O processo é simples e prático, podendo ser feito dentro de casa mesmo, porém quando são observadas as normas sanitárias vigentes.

A água cinza, por não ter a presença de resíduos de fezes, pode ser recolhida através de sistema de tubulações. Os canos correm especificamente separados da hidráulica principal do imóvel e armazena a água em um tanque. Este é acionado por uma bomba hidráulica e pode ser usado em aplicação direta no solo, para lavagens simples em geral e irrigação de jardins.

O Uso das Fossas Sépticas

As águas negras precisam contar com um tipo de tratamento mais complexo porque são formadas por fezes e urina. O seu descarte tem que ser responsável, pois antes devem ser diminuídas as cargas de agentes patogênicos. As fossas sépticas são uma estratégia muito benéfica de tratamento ecológico de esgoto, que pode ser aplicada em regiões urbanas e rurais.

As fossas sépticas ecológicas têm uma construção simples e prática, podendo ser feita de diversos materiais. A ideia é conectar três caixas-d’água entre si, que deverão estar enterradas para preservar isolamento térmico.

A primeira recebe, além do sistema de esgoto, uma mistura de água e esterco bovino, que são misturados com as fezes humanas. O resultado desta fermentação elimina os patógenos e no final cria um líquido limpo, que pode ser usado como adubo. Sobre eles, podem ser desenvolvidos círculos de bananeiras, pois esta espécie precisa de muita água e pode usar o composto como adubo.

O Tratamento Ecológico de Esgoto no Âmbito Industrial

A principal estratégia para o tratamento de efluentes das indústrias consiste na criação de Estação de Tratamento de Esgotos – ETE. Os tanques podem ser construídos dentro da área do parque industrial ou em suas redondezas.

As lagoas de aeração agem como difusores flutuantes de membrana, um sistema biológico aeróbico que não emite aerossóis. O primeiro passo é avaliar a cor, odor e pH, compreendendo as suas características.

Depois de passar pelas etapas de gradeamento para retirar grandes e pequenos sólidos e pela caixa de areia, que retém os sólidos menores, ele chega às lagoas aeradas. Neste ponto, recebe abundante oxigênio para o desenvolvimento de bactérias aeróbicas, que fazem a digestão da matéria orgânica poluente. O resultado, no fim de todos os processos, é a formação de um lodo líquido que pode ser utilizado em compostagens.

Conheça mais sobre a Água V – Construindo Sustentabilidade e as suas soluções para tratamento ecológico de esgoto. Acesse o nosso portfólio e saiba mais.

*Texto produzido pela Redaweb – Agência de Conteúdo.

Share this article

Leave a comment