Quatro ótimas razões para escolher os Sistemas de Captação de Água de Chuva da ÁguaV

Entenda agora porque aderir aos sistemas alternativos de captação e armazenamento de água de chuva e conheça quatro ótimas razões para escolher os sistemas de captação de água de chuva da Água V – Construindo Sustentabilidade:

Cenário de Insegurança Hídrica

De acordo com os resultados provenientes da Conferência Global para a Prosperidade através dos Serviços Hídricos, organizada pelas Nações Unidas, é urgente que as nações melhorem o gerenciamento dos recursos hídricos, de maneira que se torne mais sustentável.

Segundo a comunidade internacional, isso se deve pois, até 2050, uma em cada quatro pessoas irá viver em um país afetado pela escassez de água.

As pressões demográficas, a taxa de desenvolvimento econômico, a urbanização e a poluição colocam pressão sem precedentes sobre este recurso renovável, porém finito, acelerando a degradação de água doce.

O aumento indiscriminado de poluentes, que são descartados no meio ambiente, vem afetando a saúde pública no mundo, resultado de práticas insustentáveis de países que buscam o seu desenvolvimento de forma incessante.

Nesse sentido, as previsões indicam um cenário crescente de insegurança hídrica, visto que diversos países continuarão a sofrer dificuldades com o abastecimento de água nos próximos 25 anos.

O aumento dos desastres climáticos (tais como as secas e as enchentes) e a contaminação dos cursos d’água contribuem para essa instabilidade e comprometem o abastecimento de água potável para a população mundial, trazendo sérias consequências socioeconômicas e ambientais para as atuais e futuras gerações.

Direitos Humanos

Como toda a população necessita de água para a sua sobrevivência, em julho de 2010, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou, através da Resolução A/RES/64/292, que a água limpa e segura e o saneamento básico são direitos humanos. Sendo assim, a água de qualidade e o saneamento básico passaram a ser um direito garantido por lei!

A água é um recurso natural de valor inestimável, sendo indispensável para a vida e para a manutenção dos ciclos biológicos, geológicos e químicos que mantêm os ecossistemas em equilíbrio.

Trata-se, também, de um insumo essencial para o desenvolvimento da civilização, uma vez que é necessária para a agricultura e demais processos industriais. O uso racional e a sua preservação são fundamentais para garantir qualidade de vida e bem-estar para a nossa geração e para as futuras. Por isso, faça uso consciente da água!

Dentre as diversas medidas para se acabar com o desperdício de água e substituir os maus hábitos, encontra-se a adesão aos sistemas alternativos de captação e armazenamento de água de chuva.

Sistemas de Captação de Água de Chuva da ÁguaV

A ÁguaV – Construindo Sustentabilidade tem o saneamento básico como elemento principal de trabalho, com foco no manejo sustentável da água. Confira agora quatro ótimas razões para escolher os sistemas de captação de água de chuva da ÁguaV:

Projetos Personalizados para o seu Empreendimento

A ÁguaV – Construindo Sustentabilidade conta com profissionais especializados em soluções para tratamento de água e esgoto. Projetamos sistemas multifuncionais personalizados, visando a simplicidade de operação, manutenção, o baixo consumo energético e sua durabilidade.

Nossa equipe irá dimensionar o tamanho ideal do sistema de captação para o seu imóvel, considerando as variáveis envolvidas, tais como a área de superfície do seu telhado e a precipitação de chuva da sua localidade.

Tratamento da Qualidade da Água

Além das cisternas, bombas e instalação dos demais equipamentos relacionados ao sistema de captação de água de chuva, realizamos também a etapa de tratamento da qualidade da água.

Para tanto, alguns dos sistemas que projetamos contemplam filtros plissados de alta eficiência, destinados a retenção de particulados e poeiras tóxicas e um sistema de luz ultravioleta. Este tem a função de desinfetar a água, matando bactérias e vírus que causam cólera, febre tifoide, diarreia e outras doenças que possam vir a se proliferar, resultando em uma água de altíssima confiabilidade e qualidade.

Cumprimento das Normas Vigentes

Seguimos a NBR 15.527/2007, uma norma com parâmetros exigidos pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) para coletar e utilizar a água de chuva.
Esta norma traz diretrizes importantes que garantem a instalação correta de sistemas de aproveitamento de água da chuva, oferecendo segurança e eficiência para o seu empreendimento.

Preservação do Meio Ambiente

Aproveitar a água da chuva é uma das alternativas ecológicas, dentre muitas outras, que contribuem com a preservação do nosso Planeta, visando um mundo mais sustentável.

A ÁguaV realiza a reciclagem da água de forma simples, segura e eficiente. De maneira complementar, nossos projetos estão alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, em particular com o ODS 6 “Água Potável e Saneamento”.

Entre em contato e solicite um orçamento para seu empreendimento. Nossa equipe está pronta para auxiliar você a escolher o melhor sistema de captação de água de chuva para o seu imóvel.

Share this article

Leave a comment