Marketing e Sustentabilidade: Entenda a importância dessa relação

A palavra sustentabilidade tem seu significado ligado a capacidade de um organismo manter-se vivo e desenvolver-se sem exploração agressiva do exterior. Dito de outra forma, a atitude de prolongar a existência sem oferecer prejuízo ao meio externo. Hoje, o termo é mais abrangente, pois engloba instituições, empresas, entidades e muitos outras organizações.

A palavra não era comum antes como agora, é verdade. Isso se deve às empresas que desejam evidenciar sua preocupação com o meio ambiente. Essa é a relação do marketing com o meio ambiente nos dias de hoje. Você provavelmente já viu muitas companhias falando em sustentabilidade. Mas qual a importância disso?

O marketing da sustentabilidade

Já faz alguns anos que as organizações passaram a falar na importância de proteção do meio ambiente. Isso porque sabem como isso pode fortalecer o branding. Nos dias de hoje, não importa apenas oferecer o produto, é preciso humanizar a marca.

As empresas perceberam que numa sociedade democrática, tudo é passível de opinião política. A mudança do mundo para melhor passou a ser obrigação de todos. Nasce, então, a pressão de pessoas físicas, partidos políticos, ONGs e outros órgãos para um mundo mais sustentável. O marketing das empresas percebe, então, que é preciso mudar para se adequar.

Não é novidade que uma pessoa pode largar uma marca se perceber que ela não possui uma opinião coerente. E aí nasce a importância de se posicionar no mundo. Ser sustentável, hoje, não é uma escolha. Depois de décadas de alarde sobre o capitalismo, as empresas precisam mostrar que irão cooperar para proteger o mundo.

A importância de ser sustentável

Diante desse cenário, muitas organizações implementaram estratégias para mostrarem ao público que são sustentáveis. No entanto, nem todas possuem uma preocupação real. Essas apenas utilizam o discurso do marketing, não aplicam de fato essa visão à organização.

Os analistas perceberam então que, diferentemente do que acreditavam tais empresas, o público pode perceber quando elas propagam algo e atuam de modo diverso. E especialistas projetam condições favoráveis para quem realmente acredita num mundo melhor: a tendência do mercado é que essas companhias enganadoras fiquem para trás.

Cada vez mais o público percebe empresas mentirosas. E as companhias, vendo o erro de outras, percebem que não só precisam dizer-se sustentáveis, precisam também ser.

Como evidenciar a sustentabilidade

Mostrar sustentabilidade vai muito além do que investir em marketing de conteúdo. É preciso implementar estratégias eficientes. Uma delas é colaborar com projetos que verdadeiramente cooperam com o mundo. Além disso, é preciso adotar técnicas e projetos que possuem soluções viáveis nas áreas com sistemas sustentáveis.

Oferecer treinamentos, formações e cursos para os funcionários também é ideal. Na direção do endomarketing, os colaboradores darão o exemplo de que a empresa realmente faz o que prega.

Conte com empresas que realizam esse trabalho, como a ÁguaV – Construindo Sustentabilidade. Nossos projetos em torno do saneamento básico visam uma mudança de paradigma, preservando o meio ambiente e ainda colaborando com empresas. Porque sabemos que o objetivo principal não é o marketing, e sim a mudança para um mundo melhor.

Queremos ajudar sua empresa a conseguir isso! Procure conhecer nosso projeto!

 

*Texto produzido pela Redaweb – Agência de Conteúdo.

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