Sustentabilidade: a sua empresa é Sustentável?

Nos últimos anos, o termo sustentabilidade vem ganhando grande destaque nos diversos setores da sociedade. Basicamente, a sustentabilidade é um princípio utilizado para definir ações que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações.

O princípio da sustentabilidade está intimamente ligado ao termo desenvolvimento sustentável, implicando em um desenvolvimento econômico que utilize os recursos naturais de maneira racional e inteligente, que não resulte em impactos para os nossos ecossistemas e seres vivos.

Como oposto ao desenvolvimento sustentável, observa-se uma sociedade de consumo, movida por um setor econômico que busca acima de tudo a lucratividade e o crescimento, extraindo ao máximo os recursos naturais e não levando em considerações princípios de ética, transparência e respeito. Esse modelo de desenvolvimento resulta em impactos ambientais, sociais e econômicos, consequências drásticas e prejudiciais à saúde do nosso Planeta.

Nesse sentido, observa-se que o princípio da sustentabilidade leva em consideração a interação e o equilíbrio entre as esferas econômica, social e ambiental. Dessa forma, ações de sustentabilidade possibilitam a manutenção dos recursos naturais e garantem bem estar e qualidade de vida para todos os seres vivos.

Sustentabilidade corporativa

Logo, o setor empresarial e industrial, principais responsáveis pelo crescimento da economia e do sistema financeiro, são capazes de promover e influenciar decisivamente em mudanças significativas em nossa sociedade, tendo um papel fundamental na criação de novos modelos e padrões sociais mais conscientes e responsáveis.

Muito mais que uma obrigação, ser sustentável no ambiente corporativo é mostrar que a sua empresa possui e adota valores de responsabilidade, transparência, comportamento ético, direitos humanos e segue as normas e leis da nossa sociedade. Esses valores são imprescindíveis para aquelas empresas que desejam adquirir vantagem competitiva e se manter a longo prazo no mercado.

Fórum em Nova York pede negócios mais sustentáveis

Levando em conta essas considerações, aconteceu em julho o terceiro SDG Business Forum, evento em Nova Iorque que reuniu líderes de empresas, governos, sociedade civil e das Nações Unidas para traçar estratégias concretas para se atingir Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) até 2030. O evento integrou a agenda do Fórum Político de Alto Nível das Nações Unidas, encontro proposto anualmente para orientar as ações globais para a Agenda 2030.

Dentre as discussões, os líderes mundiais reforçaram o compromisso com a sustentabilidade, ressaltando a importância do engajamento corporativo. Foram discutidas novas ferramentas e melhores práticas de negócio, a fim de orientar a comunidade empresarial para acelerar e promover soluções para os problemas da atualidade.

Segundo Miroslav Lajčák, presidente da Assembleia Geral da ONU, “(…) não pode haver negócios sem sustentabilidade. Se continuarmos do jeito que estamos, veremos mudanças drásticas — e não para melhor. Isso afetará as pessoas e o planeta, e as empresas precisarão disso para prosperar”

(Via ONU Brasil).

Práticas não sustentáveis

Agora você sabe dizer se sua empresa é sustentável? A seguir, listamos 4 indícios de práticas não sustentáveis, que podem estar levando a sua empresa ao caminho oposto do desenvolvimento sustentável:

1. Desperdício de água e energia

A água é um dos recursos naturais mais importantes para a sobrevivência dos seres vivos. Utilizar este recurso de maneira não consciente levará a sua escassez, resultando em inúmeros impactos prejudiciais a saúde de todos os seres vivos. Muitas empresas não realizam campanhas regulares de conscientização deste recurso e não utilizam estratégias de reuso e reaproveitamento de água, gerando custos e consequentemente, prejuízos financeiros.

2. Geração de resíduos

Todo cidadão é responsável pela destinação correta dos resíduos consumidos. No caso das empresas e indústrias, estas também são responsáveis por todos os resíduos que produzem. Elas devem fornecer orientações detalhadas ao consumidor sobre como destinar adequadamente os resíduos associados ao seu produto. Observe se a sua empresa adota campanhas de conscientização entre os seus colaboradores e clientes finais, bem como se investe em embalagens mais sustentáveis, econômicas e tecnologias para redução dos resíduos gerados no processo de fabricação de seus produtos.

3. Falta de comprometimento com os stakeholders

A atuação ética e transparente de uma empresa leva em consideração a maneira como ela se relaciona com seus stakeholders (partes interessadas). Os stakeholders podem ser entendidos como as pessoas ou entidades afetadas pelas atividades de uma determinada empresa, isto é, todos aqueles que estão envolvidos direta ou indiretamente na organização. Segundo a Norma ISSO 26.000, as empresas devem saber reconhecê-los, identificá-los e engajá-los, conhecendo assim o seu público e garantindo o seu bem estar.

O sucesso de uma organização está intimamente relacionado com a satisfação dos seus colaboradores, ou seja, a falta de comprometimento com alguma das partes interessadas pode ocasionar em prejuízos e denegrir a imagem da organização perante o seu mercado.

4. Baixo ou pouco investimento em projetos sociais

Investir, participar e/ou apoiar projetos sociais é fundamental para o desenvolvimento sustentável local. Adotar práticas não responsáveis, de distanciamento com a comunidade e o consumidor final da sua marca podem trazer consequências insuperáveis a longo prazo a imagem da sua organização. Não precisamos nem citar as adulterações de produtos, as más práticas de negócios e prejuízos aos consumidores, atos que contribuem para que a sua organização seja um anti-modelo de empresa cidadã.

Uma atuação empresarial responsável é o principal fator de alavanca de boa reputação em sustentabilidade. Não apenas mostrar, mas comprovar práticas de cunho ético e transparente, bem como investir em iniciativas sociais são importantes para trilhar no caminho do desenvolvimento sustentável, colaborando significativamente para a transformação do mundo em que vivemos. Faça parte desta mudança e coloque em prática hábitos mais sustentáveis em sua organização!

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