7 dicas rápidas sobre Responsabilidade Socioambiental

Nos dias de hoje, agir com responsabilidade socioambiental é imprescindível para as organizações que querem se destacar no mercado e impactar positivamente a comunidade em que estão inseridas. Mas você sabe o que este conceito significa e como funciona na prática?

Responsabilidade socioambiental é um termo bastante utilizado no meio empresarial, destinado àquelas organizações que se responsabilizam pelos seus impactos no meio ambiente e que adotam compromissos éticos e transparentes com a sociedade, contribuindo para o desenvolvimento sustentável.

Degradação dos recursos naturais

O uso predatório dos recursos naturais pelo meio empresarial, um dos principais setores responsáveis pelo crescimento econômico e financeiro, foi fortemente rejeitado pelos movimentos ambientalistas na década de 1970.

Com isso, grande parte das empresas e indústrias viram à necessidade de revisar os seus modos de produção e padrões de consumo, que não resultassem em impactos negativos para a sociedade e meio ambiente.

Ao mesmo tempo, observa-se um perfil de consumidor mais consciente, que demanda das empresas produtos mais saudáveis, questionando a sua origem, mão-de-obra, formas de produção e recursos utilizados em sua fabricação.

ISO 26.000

Na busca por práticas mais sustentáveis, criou-se em 2010 a Norma Internacional ISO 26.000, que estabelece as diretrizes sobre responsabilidade social para todos os tipos de organização, sem o propósito de certificação.

Segundo a ISO, as organizações devem estabelecer ações que tratem de: governança organizacional, direitos humanos, práticas trabalhistas, preservação do meio ambiente, práticas leais de operação, atendimento e suporte aos consumidores e ações de envolvimento e desenvolvimento de comunidades.

Benefícios das práticas de responsabilidade socioambiental

Agir com responsabilidade socioambiental é mostrar que a organização está alinhada com os princípios e valores da sustentabilidade, isto é, que ela se preocupa e adota ações que não irão comprometer a qualidade e bem estar do meio ambiente e das futuras gerações.

Além dos impactos positivos para o meio ambiente e para as comunidades que se relacionam com a organização, investir em ações de sustentabilidade e responsabilidade social podem reduzir custos futuros, além de trazer maior credibilidade e uma imagem positiva perante a sociedade, tornando-a mais competitiva no mercado.

Agora que você já sabe o que este termo significa, será que a sua empresa adota ações de responsabilidade socioambiental? A seguir, criamos uma lista com 7 dicas rápidas sobre Responsabilidade Socioambiental, para colocar em prática em sua organização:

1. Adote ou crie projetos socioambientais em sua comunidade:

Invista e contribua com projetos socioambientais que estão em andamento ou crie novos projetos na comunidade em que a sua organização está inserida. Como resultado, sua empresa irá colaborar com o desenvolvimento local e sustentável, irá gerar um maior envolvimento da comunidade nos seus projetos e contribuir para a transformação social. Além dos impactos positivos para todos os envolvidos, agregará valor a imagem da sua marca diante dos seus clientes e colaboradores.

2. Capacite a sua equipe de colaboradores:

Os bons resultados de uma organização estão diretamente ligados a satisfação e comprometimento dos seus colaboradores. Manter seus profissionais sempre engajados e com alto rendimento é fundamental para o crescimento da empresa. Para conseguir esse diferencial é necessário proporcionar qualidade de vida e oportunidades de aprendizado àqueles que trabalham pela organização. Promova sempre treinamentos e capacitações que estimulem a motivação e o trabalho em equipe. E porque não aliar essas ações com a preservação do meio ambiente? Uma dica para isso é trabalhar as temáticas da sustentabilidade e da educação ambiental no dia-a-dia dos seus colaboradores.

3. Incentive práticas de mobilidade mais sustentáveis:

Incentive os seus colaboradores a usarem meios de transporte mais sustentáveis e econômicos, como transportes coletivos, bicicletas e até mesmo caronas solidárias.

4. Previna e combata a poluição:

Adote instrumentos de gestão ambiental para tratar todos os resíduos gerados na sua organização, evitando as diferentes formas de contaminação e poluição, que irão impactar o meio ambiente e as comunidades diretamente envolvidas com a sua organização. Isso irá reduzir os impactos, gastos, possíveis acidentes e doenças relacionadas.

5. Utilize a água de maneira consciente e racional:

Invista em tecnologias e no manejo sustentável da água de sua organização, como por exemplo, adotando sistemas de captação de água de chuva e meios mais ecológicos e sustentáveis de tratamento de esgoto. Você pode também planejar de maneira eficiente o sistema de drenagem da sua organização, utilizando elementos mais sustentáveis e inteligentes. Além disso, é imprescindível fazer campanhas regulares de conscientização do uso da água, sendo uma maneira de se obter economia nos custos a longo prazo.

6. Invista em energia limpa e sustentável:

A energia limpa vem de fontes que são renováveis e que não geram resíduos, diferente dos combustíveis fósseis. Invista em fontes de energia que sejam sustentáveis, eficientes e que não contribuam para o aquecimento global, tais como a energia solar. Além disso, troque os equipamentos antigos por modelos mais novos, que gastem menos energia e que estejam dentro dos padrões de consumo sustentável de energia.

7.Destine adequadamente todos os resíduos produzidos:

Invista em ações de reciclagem, segregação e destinação correta dos resíduos gerados por sua empresa. Elimine de uma vez o uso de copos e utensílios de cozinha descartáveis, que demoram anos para serem decompostos.

Ser sustentável e adotar práticas de responsabilidade socioambiental são imprescindíveis para vivermos em um mundo com mais qualidade de vida, saúde e bem estar.

Agora que você já conhece sobre o assunto, o que está esperando para pôr em prática essas dicas? Observe como a sua organização se comporta e seja um exemplo de negócio mais sustentável e inclusivo!

Share this article

Leave a comment