Floating Islands e as Soluções Baseadas na Natureza

Por muitos anos, as obras de infraestrutura, também conhecida como infraestrutura cinza, foram consideradas como a principal forma para se resolver os problemas complexos das cidades, como por exemplo, as obras envolvendo a provisão de sistemas viários, saneamento e fornecimento de energia.

Nos dias de hoje, grande parte das cidades depende exclusivamente desse tipo de infraestrutura, embora muitas vezes ela não seja suficiente para garantir a segurança das regiões e exija muitos recursos.

Em contrapartida à infraestrutura cinza, nas últimas décadas vem surgindo a infraestrutura verde, também conhecida popularmente como Soluções baseadas na Natureza (SbN).

Soluções Baseadas na Natureza (SbN)

Inspiradas nos ecossistemas saudáveis e resilientes, as SbN promovem intervenções humanas que simulam os processos naturais, com o objetivo de alcançar o bem-estar humano e gerar benefícios sociais e econômicos, contribuindo para a conservação do Planeta.

De maneira geral, tratam-se de soluções complementares às medidas convencionais, sendo inspiradas e apoiadas pela natureza e usam, ou simulam, processos naturais a fim de contribuir para a resolução de desafios socioambientais (entre eles acesso a água limpa, alimentos, equilíbrio climático).

Razões para se Implementar as SbN

A Comissão Europeia elaborou uma lista com razões para se implementar uma SbN. Confira a seguir:

• Aumento da consciência e do interesse em manejar e manter a biodiversidade e os serviços ecossistêmicos, como um meio para reduzir os riscos econômicos ao garantir o fornecimento continuado de recursos essenciais;

• Tem demonstrado vantagens financeiras devido à redução de despesas com capital inicial e custos operacionais.

• É um termo guarda-chuva, que mais bem promove nossa dependência da biodiversidade para aumentar a resistência e a resiliência dos sistemas socioecológicos em relação às mudanças globais e aos eventos extremos imprevisíveis, além de fornecer serviços ecossistêmicos que contribuem positivamente para a saúde e o bem-estar humano

Princípios da SbN

A União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN), organização internacional que atua em prol da conservação da natureza, foi a organização que conceituou as SbN e que definiu sete princípios básicos de uma SbN, detalhados a seguir:

• Entregar uma solução efetiva para um desafio global utilizando a natureza;
• Fornecer benefícios da biodiversidade em termos de diversidade e ecossistemas bem manejados;
• Apresentar a melhor relação custo-efetividade quando comparada com outras soluções;
• Ser comunicada de maneira simples e convincente;
• Poder ser medida, verificada e replicada;
• Respeitar e reforçar os direitos das comunidades sobre os recursos naturais;
• Atrelar fontes de financiamento público e privadas;

Floating Islands: um exemplo de SbN

As SbN possuem uma ampla abordagem e podem ser empregadas em diversos projetos, tais como na área de restauração, infraestrutura, gestão e proteção de recursos naturais. Um exemplo de SbN são as floating islands, sistemas que contribuem para o tratamento, purificação e vivificação de corpos d´água contaminados.

Como funcionam?

As floating islands se assemelham ao conceito dos “wetlands construídos” atuando como sistemas secundários e terciários de tratamento de esgoto domésticos e sistemas secundários de efluentes industriais.

Elas são construídas a partir de materiais descartados, onde são plantadas propositalmente diversas espécies de plantas nativas fito remediadoras.

Benefícios

Seus sistemas radiculares densos e diversos proporcionam habitat para a criação de biofilmes (colônias de bactérias diversas), tendo função importantíssima na degradação da matéria orgânica presente nos corpos hídricos. Além das raízes das plantas, são construídas raízes artificiais que aumentam ainda mais as áreas de superfície de contato, servindo também de esconderijo e fonte de alimento para diversas espécies aquáticas.

As floating islands contribuem significativamente para a melhoria na qualidade das águas contaminadas por poluentes, e suas plantas colaboram com a criação e manutenção de habitats terrestres e aquáticos. Esta tecnologia potencializa o efeito de trampolim verdes ecológicos (stepping stones), servindo de área para pouso, descanso e reprodução de aves diversas, atraindo tartarugas, peixes, sapos e insetos.

Como surgiram?

As floating islands remontam aos astecas, muito antes da chegada dos conquistadores espanhóis no século XV. Conhecidas como “chinampas”, essas ilhas artificiais constituem um dos primeiros sistemas de agricultura sustentável de que se tem notícia. As chinampas são utilizadas até hoje na Cidade do México e atualmente são patrimônio cultural da FAO e da UNESCO.

Pioneirismo no Brasil

Trata-se, portanto, de uma tecnologia inovadora, sustentável e econômica para melhorar a qualidade da água. A ÁguaV – Construindo Sustentabilidade é uma das pioneiras na implementação de floating islands no Brasil, elaborando e implementando estes sistemas desde 2012.

Conheça mais sobre estes sistemas e projetos com SbN, clicando aqui.

Share this article

Leave a comment