Soluções Baseadas na Natureza para a Água

Durante muito tempo, a infraestrutura cinza foi a mais importante maneira de gestão de águas no Planeta. Contudo, chegou-se à conclusão que as Soluções baseadas na Natureza (SbN) podem ser mais eficazes em relação ao custo-benefício.

Visando controlar as interferências dos seres humanos à sustentabilidade ao redor do mundo, as Soluções baseadas na Natureza eram até então pouco aplicadas, por serem consideradas complexas e de alto custo. Acontece que se trata do contrário. As SbN apresentam um preço mais barato do que as infraestruturas desenvolvidas pelo homem.

O que são as Soluções baseadas na Natureza?

Tanto os seres humanos quanto os animais dependem dos recursos oferecidos pela natureza. As Soluções baseadas na Natureza para a água se inspiram nos ecossistemas e utilizam (ou simulam) métodos naturais, com a finalidade de colaborar para a melhoria da gestão de águas. Tais soluções buscam a purificação do recurso, bem como a redução dos fluxos, evitando o risco de secas ou até mesmo enchentes.

É válido destacar que as SbN também buscam atingir os objetivos do desenvolvimento sustentável, sendo uma maneira de sensibilizar não só os cidadãos, como grandes empresas a respeito do impacto ambiental.

Medidas que podem aumentar a quantidade e qualidade da água

Além de aprimorar a segurança hídrica, as Soluções baseadas na Natureza para a água podem diminuir os riscos de desastres naturais como enchentes e gerar uma série de vantagens aos envolvidos.

Dentre as soluções para aumentar a quantidade, qualidade e o acessibilidade ao recurso natural estão o aumento da cobertura da vegetação (florestas, áreas úmidas e pastagens), a restauração de jardins suspensos e solos e a defesa de bacias hidrográficas.

Vantagens em aplicar Soluções baseadas na Natureza para a água

Quando se investe em sustentabilidade e na gestão de águas, as vantagens são inúmeras. Quando as SbN são aplicadas, os níveis de água aumentam, resultando no aumento da produtividade agrícola.

Podemos citar como exemplo o estado de Rajastão (Índia), no ano de 1986. Naquele período, a região enfrentou uma de suas piores secas. Para reverter a situação, a comunidade local, junto a uma ONG, tomou iniciativas com objetivos do desenvolvimento sustentável, para constituir bases de coleta e regeneração de florestas e solos da área.

Aplicando Soluções baseadas na Natureza para a água, conseguiu-se atingir os objetivos, incluindo a cobertura florestal de até 30%.

ÁguaV – Construindo sustentabilidade

Conforme mencionamos ao longo do artigo, as SbN buscam atingir objetivos do desenvolvimento sustentável como uma maneira de conscientizar não só cidadãos, como também empresas.

Nos últimos anos, com base nos princípios das Soluções baseadas na Natureza, diversas organizações vêm desenvolvendo projetos para divulgar tais conceitos e práticas.

O projeto “Floating Islands” da ÁguaV é um exemplo. Inspirada na definição de biomimética, as Floating Islands são sistemas de purificação e tratamento de corpos d’água que foram contaminados, tanto por esgoto industrial quanto doméstico.

Como o próprio nome sugere, as Floating Islands são ilhas flutuantes artificiais, desenvolvidas por meio de recursos descartados. Nelas, são plantadas várias espécies nativas. São estas plantas que tratam e purificam rios, lagos, córregos e até mesmo saídas de esgoto.

As Soluções baseadas na Natureza nada mais são do que uma maneira de fazer com que as pessoas pensem sobre suas atitudes e como elas impactam o ecossistema e a sustentabilidade. Embora nos últimos anos a humanidade tenha impulsionado uma drástica alteração à natureza, ainda há tempo de reverter a situação e garantir recursos para a futura geração.

Gostou? Compartilhe!

*Texto produzido pela Redaweb – Agência de Conteúdo.

Share this article

Leave a comment