Soluções Baseadas na Natureza e a Captação de Água de Chuva

Atualmente, enfrentamos uma crise mundial relacionada a água, recurso natural vital para a sobrevivência dos seres vivos na Terra. A escassez de água é agravada pela desigualdade social, falta de manejo adequado e pelo seu uso insustentável.

Crise mundial hídrica

Enquanto algumas regiões usufruem deste recurso em abundância, outras já sofrem com a sua distribuição irregular ou, muitas vezes, com a sua ausência. Um exemplo são alguns países do Continente Africano, onde a situação de falta d’água já atinge índices críticos de disponibilidade, visto que a média de consumo de água por pessoa é de dez a quinze litros/pessoa. Já em Nova York (Estados Unidos), há um consumo exagerado de água doce tratada e potável, onde uma pessoa chega a gastar até dois mil litros/dia.

O Fundo Internacional de Emergência para a Infância das Nações Unidas (em inglês: United Nations International Children’s Emergency FundUNICEF) é um órgão que tem como objetivo promover a defesa dos direitos das crianças, ajudar a dar resposta às suas necessidades e contribuir para o seu desenvolvimento. Segundo a organização, menos da metade da população mundial tem acesso à água potável. O setor de irrigação corresponde a 73% do consumo de água, o setor industrial corresponde a 21% do consumo e apenas 6% destina-se ao consumo doméstico.

Em relação ao acesso a água tratada, verifica-se que 35% da população mundial não tem acesso a este serviço. Já quando falamos em saneamento básico, observa-se que 43% da população mundial não conta com este serviço de maneira adequada.

Como resultado, os dados mostram que cerca de dez milhões de pessoas morrem anualmente, devido a doenças transmitidas pela água, em decorrência do seu não tratamento.

E no Brasil?

O Brasil é um dos países com maior abundância de água, com mais de um décimo de toda a água doce do Planeta. As chuvas representam um volume de cerca de mil a 3 mil milímetros por ano, em 90% do território nacional, com exceção da região do semi-árido nordestino.

Esse grande volume de chuvas do Brasil alimenta um dos maiores conjuntos hidrográficos do mundo: na Amazônia, encontra-se a maior bacia hidrográfica do mundo, no Pantanal, uma das maiores áreas úmidas do globo e o Aquífero Guarani, o segundo maior reservatório de água doce subterrânea.

Assim, pode parecer que o país não enfrenta crises hídricas. Mas muito pelo contrário, nós estamos sujeitos sim! Isso pode ser explicado pela distribuição irregular das águas por nosso território. A disponibilidade hídrica e a demanda por recursos hídricos estão em locais diferentes.

Se queremos garantir um desenvolvimento sustentável para as atuais e futuras gerações, devemos agir com rapidez e planejamento para encontrar soluções efetivas aos problemas complexos da humanidade.

Soluções Baseadas na Natureza para a Água

As Soluções baseadas na Natureza (SbN) podem ser a chave para se tratar os problemas das cidades! Elas se inspiram nos ecossistemas e utilizam (ou simulam) métodos naturais, com a finalidade de colaborar para a melhoria da gestão de águas. Tais soluções buscam a purificação do recurso, bem como a redução dos fluxos, evitando o risco de secas ou até mesmo enchentes.

As SbN atuam diretamente para aprimorar a segurança hídrica, pois buscam diminuir os riscos de desastres naturais, tais como as inundações e enchentes, bem como aumentar a quantidade, qualidade e a disponibilidade de água! Além disso, promovem o aumento da cobertura de vegetação (florestas, áreas úmidas e pastagens), a restauração de jardins suspensos e solos, protegendo assim as bacias hidrográficas.

Captação de água de chuva: um exemplo de SbN

Um exemplo de SbN que pode ser implementado em edificações públicas e privadas são os sistemas de captação de água de chuva. A captação de água de chuva reutiliza as águas pluviais, reduzindo os custos de captação, economizando água e diminuindo a pegada hídrica.

O sistema de captação de água de chuva é simples. Primeiramente, a água de chuva cai nos telhados e é transportada por calhas, até chegar em um primeiro filtro, que irá bloquear a entrada de qualquer tipo de impureza (ex. folhas, galhos e sujeiras).

Esta água já captada ainda não é considerada potável, isto é, não é adequada para o consumo humano por poder conter substâncias tóxicas, partículas de poeira, entre outros contaminantes. A água de chuva não tratada pode ser utilizada para limpeza de calçadas, carros, máquinas, irrigação de plantas e descargas em vasos sanitários. Para que a água de chuva seja potável, ela necessita passar por um rígido sistema de filtragem e tratamento, que irá agir contra os microrganismos e poluentes presentes.

Captar água de chuva é uma atitude ecologicamente correta e muito utilizada em tempos de racionamento e crise hídrica!

ÁguaV e Projetos com Captação de Água de Chuva

A ÁguaV – Construindo Sustentabilidade realiza projetos personalizados de captação de água de chuva, visando a simplicidade de operação, manutenção, o baixo consumo energético e sua durabilidade. Além disso, traz um olhar sistêmico para a edificação, pensando em como resolver os problemas gerais relacionados com a água, tendo como eixo norteador as Soluções baseadas na Natureza!

Saiba mais sobre este assunto e demais projetos da ÁguaV, clicando aqui ou entre em contato para mais informações!

Share this article

Leave a comment