Soluções Baseadas na Natureza e o Tratamento Ecológico de Esgoto

As águas residuais, também conhecidas pelo termo “esgoto”, são águas que, após a utilização do homem, apresentam suas características e propriedades naturais alteradas. Este termo está diretamente ligado ao conceito de saneamento.

Saneamento Básico

Quando falamos sobre saneamento básico, estamos nos referindo ao controle e distribuição de recursos básicos, tais como abastecimento, tratamento e distribuição de água; esgoto sanitário; coleta, destinação de resíduos e limpeza urbana, visando o bem estar da população.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS): “saneamento é o controle de todos os fatores ambientais que podem exercer efeitos nocivos sobre o bem estar físico, mental e social dos indivíduos”. Logo, é dever do poder público garantir a distribuição segura e a manutenção destes recursos básicos para a sociedade.

A Organizações das Nações Unidas (ONU) declarou que o acesso à água potável e ao saneamento básico é um direito essencial de todo ser humano. No entanto, não é este cenário que podemos observar pelo mundo a fora.

De acordo com a OMS, cerca de três em cada dez pessoas no mundo não tem acesso a água potável em suas casas, totalizando em 2,1 bilhões de pessoas. Ainda, seis em cada dez pessoas não possuem saneamento adequado, totalizando em 4,5 bilhões de pessoas.

A ausência de saneamento básico pode gerar inúmeros problemas de saúde, estando diretamente relacionada com a proliferação de doenças, tais como a leptospirose, malária, febre tifoide, amebíase, entre outras. Esse fato é comprovado pela OMS, a qual alerta que todos os anos aproximadamente 361 mil crianças, com idade menor que cinco anos, morrem de diarreia.

E no Brasil?

No Brasil, o saneamento básico para todos está garantido pelo Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab), lei nº11.445/2007. Contudo, o que podemos observar é que grande parte do esgoto sanitário é lançado sem tratamento prévio nos cursos d´água.

De acordo com o Instituto Trata Brasil, verificou-se que em 2016, nos 100 maiores municípios do país, 90% dos esgotos em áreas irregulares não são coletados nem tratados. Ainda, os serviços de abastecimento de água não chegam nesses locais e o que chega, é por meio de ligações clandestinas.

Em geral, somente 42% do esgoto gerado em todo território nacional é tratado, ou seja, mais da metade de todo o esgoto brasileiro é lançado em rios, lagos e lençóis freáticos, até chegar ao mar sem nenhum tratamento.

Em relação à água tratada, 83,3% da população possui acesso à água tratada e de qualidade, restando 35 milhões de pessoas sem acesso a este recurso!

Poluição hídrica

Outro problema ocasionado pela ausência de saneamento e tratamento de esgoto é a poluição hídrica resultante. O esgoto sanitário e os resíduos domiciliares são frequentemente destinados de maneira incorreta, indo parar nos rios. Além disso, muitas empresas não respeitam a legislação vigente e lançam seus resíduos industriais sem qualquer tipo de tratamento.

Como resultado, observamos que a causa da poluição hídrica está diretamente relacionada com a ausência de saneamento. Pode-se verificar como exemplo o relatório da ONG SOS Mata Atlântica do ano de 2016, que afirma que cerca de 111 rios do país apresentam 24% das suas águas com qualidade ruim ou péssima.

A expansão urbana e o crescimento populacional acelerado, sem um planejamento adequado, resulta em impactos diretos para os nossos ecossistemas e recursos naturais. A redução do acesso a água potável de qualidade é um deles.

Logo, o cenário atual mundial é alarmante, o qual nos mostra uma redução do acesso a água potável e uma ausência de saneamento básico. Visto isso, como podemos garantir a universalização do saneamento e a preservação dos recursos hídricos para todos?

Soluções Baseadas na Natureza e o Tratamento Ecológico de Esgoto

Buscar alternativas para o abastecimento e manejo dos recursos hídricos vem sendo um dos problemas mais complexos de nossa sociedade atual. Conceitos e técnicas propostos pelas Soluções Baseadas na Natureza (saiba mais sobre esse tema clicando aqui), pelo Saneamento Ecológico e pela Permacultura vem se mostrando como uma eficiente alternativa para esta problemática.

O objetivo desses conceitos é apresentar um olhar diferente e sistêmico para enfrentar desafios urgentes, visando substituir as intervenções humanas poluidoras por práticas mais sustentáveis, inspiradas nos processos naturais e em ecossistemas saudáveis.

Para entender sobre essas práticas mais sustentáveis, é importante explicar que o esgoto doméstico é composto basicamente por águas provenientes de quaisquer edificações (residências, comércio, instituições, etc.) que possuam banheiros, lavanderias e cozinhas.

Os resíduos provenientes desses locais, chamados de efluentes, são lançados na forma de líquidos ou de gases. Esses efluentes podem ser classificados em: águas negras (oriundas do vaso sanitário) e águas cinzas (não contaminadas por fezes, tais como águas de pias, lavatórios, chuveiros e tanques).

Essa divisão entre águas cinzas e águas negras permite o tratamento dos tipos de efluentes domésticos, propiciando o reuso de água e o aproveitamento de nutrientes presentes no esgoto. Desse modo, a água cinza poderá ser reutilizada, desde que obedecendo critérios sanitários, para limpezas em geral, descarga de banheiros e irrigação de plantas. Enquanto a água cinza pode ser reaproveitada, a água negra, que contem fezes e urina, deve ser tratada para se reduzir os agentes patogênicos.

O tratamento ecológico de esgoto visa aumentar a disponibilidade hídrica, gerar econômica e proteger os recursos hídricos, ao não lançar o esgoto nos corpos d’água, permitindo assim o aproveitamento dos nutrientes presentes nas excretas. Algumas técnicas do tratamento ecológico de esgoto incluem a utilização de fossas sépticas biodigestoras, filtros biológicos e as bacias de evapotranspiração (BET).

ÁguaV e Projetos com Tratamento Ecológico de Esgoto

Os projetos da ÁguaV contam com o tratamento de efluentes das águas cinzas e águas negras, utilizando sistemas modulares em série, dimensionados de acordo com as normas e recomendações vigentes no Brasil. O objetivo é obter um efluente de qualidade, que após a sua desinfecção pode ser reutilizado para fins não-potáveis dentro do empreendimento.

Saiba mais sobre este assunto e demais projetos da ÁguaV, clicando aqui ou entre em contato para mais informações!

Share this article

Leave a comment