Saiba como as Soluções baseadas na Natureza podem contribuir para mitigar as Mudanças Climáticas

A humanidade passou a alterar drasticamente os ambientes naturais, como nunca antes na história do Planeta, pondo em risco a nossa existência e a de todas as outras espécies. Como resultado, estamos enfrentando desafios globais, tais como as mudanças climáticas, a escassez hídrica e a perda da biodiversidade, podendo trazer consequências drásticas e perdas significativas para nossa sociedade.

Mudanças Climáticas

As mudanças climáticas vêm sendo reconhecidas como uma das mais graves ameaças para o nosso Planeta, devido as alterações nas temperaturas, padrões de precipitações, níveis do mar e ecossistemas.

De acordo com a Política Nacional sobre Mudança do Clima (PNMC), as mudanças climáticas são definidas como “mudança de clima que possa ser direta ou indiretamente atribuída à atividade humana que altere a composição da atmosfera mundial e que se some àquela provocada pela variabilidade climática natural observada ao longo de períodos comparáveis”. Dessa forma, essas alterações podem ser causadas por forças naturais internas e externas ao Planeta, bem como pelo resultado da atividade humana.

Embora ainda existam controvérsias em relação ao tema, a preocupação com as mudanças climáticas vem crescendo fortemente ao longo dos últimos anos, onde diversos estudos desenvolvidos globalmente mostram evidências crescentes dos seus impactos para os diferentes ecossistemas e espécies.

Dentre eles, destaca-se um artigo publicado pela Revista Science em 2015, intitulado “Limites planetários: orientando o desenvolvimento humano em um planeta em mudança” (em inglês: Planetary boundaries: guiding human development on a changing planet). Nele, Will Steffen e outros cientistas comprovam que o limite planetário (conceituado como o espaço de operação segura para as atividades antrópicas) referente às mudanças climáticas encontra-se na zona de incerteza, isto é, uma zona de risco em ascensão.

As Mudanças Climáticas e os Serviços Ecossistêmicos

Parte da comunidade científica acredita que as mudanças climáticas já estão afetando negativamente os serviços ecossistêmicos, podendo prejudicar a vida e o bem-estar no Planeta Terra.

Os serviços ecossistêmicos são os serviços que os ecossistemas fornecem para todas as espécies e que são indispensáveis à nossa sobrevivência, nos proporcionando inúmeros benefícios ambientais, econômicos e sociais. Logo, devemos compreender que todos somos dependentes da biodiversidade existente e que iremos continuar dependendo. Logo, conservá-los está intimamente ligado a nossa sobrevivência.

Soluções Baseadas na Natureza

Nos últimos anos, começaram a surgir os primeiros estudos científicos que promovem intervenções humanas inspiradas em ecossistemas saudáveis para enfrentar os desafios globais do milênio, conhecidas como Soluções baseadas na Natureza (SbN).

Conforme mencionado em nosso primeiro artigo desta série, este termo surgiu no final dos anos 2000 e foi definido pela União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) como “ações para proteger, gerir de forma sustentável e restaurar ecossistemas naturais ou modificados, que abordam os desafios da sociedade de forma eficaz e adaptativa, proporcionando simultaneamente o bem-estar humano e os benefícios da biodiversidade”.

As SbN tem como objetivo reestabelecer os sistemas naturais em desequilíbrio, protegendo os benefícios proporcionados pelos serviços ecossistemas para todas as espécies. Sendo assim, elas contribuem para a redução do risco de desastres, melhoram o bem-estar dos seres vivos e promovem uma economia verde e socialmente inclusiva.

Plano Nacional de Adaptação (PNA) e Adaptação baseada em Ecossistemas (AbE)

Devido a sua ampla abordagem, as SbN vêm sendo empregadas para transformar os inúmeros desafios sociais e ambientais que impactam diretamente o equilíbrio climático. Dessa forma, ajudam a conciliar os objetivos das convenções da ONU sobre Mudança Climática, Diversidade Biológica e Desertificação.

Segundo a Fundação Grupo Boticário, a implementação de projetos em SbN contribuem para que o Brasil cumpra o Plano Nacional de Adaptação (PNA), o qual tem a Adaptação Baseada em Ecossistemas (AbE) como um dos seus princípios.

A AbE é uma forma de SbN, podendo ser definida como o ajuste em sistemas naturais ou humanos, em resposta aos impactos das mudanças climáticas, de modo a minimizar os prejuízos ou potencializar benefícios.

Especialistas da Fundação Grupo Boticário sugerem que a inclusão da AbE no PNA é importante para o uso estratégico das SbN. Isso porque as diretrizes do PNA serão transmitidas para o setor público e privado, ampliando a visibilidade sobre os temas para toda a sociedade.

Agenda 2030 e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)

A Agenda 2030 ressalta que para atingirmos um desenvolvimento mais sustentável, torna-se urgentemente e necessário adotar medidas ousadas e transformadoras, até o ano 2030. As SbN se constituem como uma estratégia importante para se atingir esses objetivos e poupar as gerações futuras dos efeitos adversos das mudanças do clima.

Quer saber mais sobre as Soluções baseadas na Natureza e sobre os projetos da ÁguaV – Construindo Sustentabilidade? Acesse aqui e compartilhe estas ideias!

Share this article

Leave a comment