Entenda o que são Soluções Baseadas na Natureza

O conceito de Nature based Solution (NbS), traduzido em português como Soluções baseadas na Natureza (SbN), está sendo cada vez mais desenvolvido e aplicado por diversas organizações conservacionistas no mundo inteiro, tais como a União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), a Comissão Europeia e a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza.

Segundo a UICN, o termo referente às SbN surgiu no final dos anos 2000, e pode ser definido como “ações para proteger, gerir de forma sustentável e restaurar ecossistemas naturais ou modificados, que abordam os desafios da sociedade de forma eficaz e adaptativa, proporcionando simultaneamente o bem-estar humano e os benefícios da biodiversidade”.

De acordo com a organização, as pessoas não são apenas beneficiárias passivas dos benefícios da natureza, mas também são responsáveis por proteger, manejar e restaurar pro-ativamente e de maneira sustentável os ecossistemas naturais.

A seguir, assista o vídeo sobre as Soluções baseadas na Natureza, da Revista Página 22, promovida pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade (FGVces)

Princípios das Soluções Baseadas na Natureza

Para uma melhor compreensão, a UICN definiu sete princípios básicos de uma SbN:

  1. Entregar uma solução para um desafio utilizando a natureza;
  2. Fornecer benefícios da biodiversidade;
  3. Apresentar a melhor relação custo-efetividade em relação a outras soluções;
  4. Ser comunicada de maneira simples e convincente;
  5. Poder ser medida, verificada e replicada;
  6. Respeitar e reforçar os direitos das comunidades sobre os recursos naturais;
  7. Atrelar fontes de financiamento público e privado;

Soluções Baseadas na Natureza para Desafios Atuais da Sociedade

As SbN podem ser consideradas como um conceito guarda-chuva que abrange uma gama de diferentes abordagens. Essas abordagens surgiram de uma variedade de esferas, mas compartilham um foco comum em serviços ecossistêmicos e visam enfrentar os desafios atuais da sociedade. Essas abordagens podem ser classificadas em:

  1. Restauração de ecossistemas (por exemplo, restauração ecológica, engenharia ecológica e restauração de paisagens florestais);
  2. Abordagens específicas relacionadas aos ecossistemas (por exemplo, adaptação/mitigação baseada em ecossistemas e redução de riscos de desastres baseada em ecossistemas);
  3. Infraestrutura (por exemplo, infraestrutura natural e abordagens de infraestrutura verde);
  4. Gestão baseadas em ecossistemas (por exemplo, gestão integrada da zona costeira e dos recursos hídricos);
  5. Proteção dos ecossistemas (por exemplo, abordagens de conservação baseadas na área, incluindo o manejo de áreas protegidas).

Além das diferentes abordagens, as SbN podem ser classificadas em cinco categorias: SbN para segurança hídrica, SbN para segurança alimentar, SbN para saúde humana, SbN para redução de riscos de desastres e SbN para as mudanças climáticas.

Soluções Baseadas na Natureza para Segurança Hídrica

Novas demandas por soluções para a segurança hídrica estão emergindo em um contexto global, onde cerca de 60% da população mundial vivem em regiões com um estado de quase-tensão hídrica.

A aplicação de projetos em SbN, através da utilização de “infraestrutura natural”, tais como a restauração de florestas, zonas úmidas e várzeas, pode fornecer benefícios para o manejo de enchentes, ao mesmo tempo em que também conserva os valores e funções dos ecossistemas, ajudando a combater o risco de crise hídricas.

Soluções Baseadas na Natureza para Segurança Alimentar

A disponibilidade de alimentos acessíveis, seguros e localmente apropriados é um dos principais problemas enfrentados pela nossa sociedade atualmente. Segundo dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), estima-se que mais de 795 milhões de pessoas estejam subnutridas.

As SbN podem ser utilizadas para resolver problemas de segurança alimentar, tais como proteger os recursos genéticos silvestres (animais e plantas), o manejo de espécies e fornecer água para irrigação.

Soluções Baseadas na Natureza Saúde Humana

Os ecossistemas, o clima e a biodiversidade são cada vez mais reconhecidos como determinantes influentes da saúde humana, bem-estar e coesão social. Cada vez mais verificam-se estudos que demonstram como os espaços verdes podem influenciar positivamente a saúde e o bem-estar da população.

Projetos de infraestruturas verdes podem atuar na qualidade ambiental, tais como na regulação do calor e redução do ruído, bem como na promoção de atividades físicas. Além disso, ecossistemas como florestas e recifes de corais, também desempenham um papel vital no fornecimento de medicamentos e produtos farmacêuticos, que contribuem muito para a saúde e o bem-estar humanos.

Soluções Baseadas na Natureza para Redução de Riscos de Desastres

Os grandes desastres da última década demonstraram claramente o papel que a natureza desempenha na redução dos riscos para os perigos naturais. Ecossistemas, tais como as zonas úmidas, florestas e sistemas costeiros, podem reduzir a exposição aos desastres naturais, servindo como barreiras de proteção, por exemplo.

As SbN para redução de risco de desastres podem reduzir significativamente a probabilidade de um evento de risco natural se transformar em um desastre, por meio de esforços sistemáticos para analisar e gerenciar os fatores causais de desastres.

Soluções Baseadas na Natureza para as Mudanças Climáticas.

As mudanças climáticas são um dos desafios mais urgentes que a humanidade enfrenta na atualidade. Dependendo de como os ecossistemas do mundo estão sendo gerenciados, eles podem contribuir para o problema ou fornecer soluções eficazes baseadas na natureza para a mitigação e adaptação às mudanças climáticas.

As SbN podem impedir a degradação e a perda de ecossistemas naturais. Evitar essas emissões, através de melhores ações de conservação e gestão dos ecossistemas, é uma intervenção poderosa que pode contribuir significativamente para os esforços globais de mitigação.

Quer conhecer mais casos de Soluções Baseadas na Natureza? Acesse o portfólio da ÁguaV – Construindo Sustentabilidade.

Referência:

Cohen-Shacham, E., Walters, G., Janzen, C. and Maginnis, S. (eds.) (2016). Nature-based Solutions to Address Global Societal Challenges. Gland, Switzerland.

Share this article

Leave a comment