Qual o papel dos Estudos e Avaliações de Impactos Ambientais?

A preocupação com o meio ambiente finalmente se tornou um dos temas mais importantes da sociedade. Isso se reflete de diversas formas, e empresas de todos os tipos têm iniciativas verdes, que buscam mostrar para seus clientes que a preocupação com o planeta é compartilhada por todos. Enquanto certas ações têm um impacto positivo, o oposto pode ser desastroso. Empresas que atuam em setores que podem trazer consequências para o meio ambiente precisam realizar estudos e avaliações de impactos ambientais, para evitar problemas e economizar muito dinheiro.

O que são os Estudos e Avaliações de Impactos Ambientais?

Esses estudos são uma série de procedimentos tomados por diversas esferas, sejam as legais, institucionais, técnicas e científicas. Seu objetivo é agir de forma preventiva, de modo a tentar antecipar os impactos ambientais que qualquer iniciativa terá no meio ambiente. Assim, é possível medir a gravidade desses impactos e o que pode ser feito para amenizá-los ou impedi-los.

Por isso os estudos e avaliações de impactos ambientais são tão importantes. Quando bem feitos, por uma engenharia ambiental ou consultoria ambiental, por exemplo, os efeitos da iniciativa podem ser controlados.

Isso traz benefícios claros para as empresas que os aplicam. Primeiramente, cria uma relação de empatia e melhora a conexão com o cliente. Promover ações que mostram preocupação com os impactos ambientais humaniza a empresa e ajuda a quebrar o estereótipo ainda existente do engravatado que só busca lucro sem se importar com o que deixa pelo caminho. Toda empresa busca se aproximar de seus clientes, e esta é uma das formas mais eficientes de o fazer.

Por outro lado, não fazer esses estudos é um risco muito grande, já que ser pego apoiando uma ação que prejudique o meio ambiente é absolutamente desastroso. A opinião pública irá ser muito negativa, e o trabalho feito na imagem pode ser destruído. Por isso, esses estudos têm a dupla função de proteger a empresa e, ao mesmo tempo, criar uma conexão forte com os clientes.

Isso é claro, sem contar os ótimos benefícios para o meio ambiente.

Os tipos de Avaliação Ambiental

Existem diversos tipos de estudos e avaliações ambientais que devem ser aplicados de acordo com o empreendimento em questão.

A análise do ciclo de vida, por exemplo, visa determinar o impacto ambiental de certos produtos, desde a sua matéria-prima até o momento do descarte. Já o inventário de emissão de gases do efeito estufa visa controlar esses resíduos tão prejudiciais para o meio ambiente. Podem ser feitos por uma engenharia ambiental.

Porém, um dos mais importantes estudos de impactos ambientais é em relação aos recursos hídricos. A água é o bem natural mais precioso que temos, já que é, literalmente, vital para o nosso organismo. Por isso, contar com o apoio de uma consultoria ambiental ajuda a preservá-lo.

Esses estudos visam tanto garantir o uso ideal da água, quanto reduzir os impactos que certas atividades podem ter nela, fazendo com que ele seja ainda mais essencial.

Os estudos e avaliações de impactos ambientais são essenciais não somente para as empresas, mas para toda a sociedade. Por isso, a ÁguaV ajuda a construir a sustentabilidade sem comprometer o seu negócio. Confira no nosso portfólio alguns de nossos trabalhos.

*Texto produzido pela Redaweb – Agência de Conteúdo

Share this article

Leave a comment