Entenda mais sobre as Piscinas Biológicas

Compostas de uma filtragem mais natural, as piscinas biológicas são marcadas pela presença de vegetação aquática apropriada e os chamados biofiltros, perfeita para o banho de crianças, idosos e de quem quiser ter um maior contato com a natureza.

Tendência na Europa, as piscinas biológicas já estão conquistando o Brasil, por seu caráter de sustentabilidade, já que dispensa grandes reformas e componentes químicos no seu tratamento da água. Por isso, são também conhecidas como piscinas naturais ou ecológicas.

Mas como elas funcionam? Ao invés de cloro para eliminar os fungos e as bactérias presentes na água, são utilizadas plantas aquáticas. São elas que garantirão a limpeza e a manutenção da piscina ecológica. Essas plantas produzirão biomassa, proveniente da fotossíntese, que será consumida por microorganismos presentes na água. Nessa ingestão, esses micro-organismos irão produzir componentes como dióxido de carbono, oxigênio, água e sais minerais, que serão necessários para que novas plantas se desenvolvam, tornando-se um ciclo natural.

Isso demonstra o caráter autossustentável das piscinas ecológicas, já que, sozinhas, elas fazem o trabalho de filtragem da água e de sua própria manutenção. Diferentemente das piscinas convencionais, em que é preciso uma manutenção recorrente, testes, limpezas e outros. Além disso, por ser natural, não serão necessários equipamentos elétricos, sendo assim, também não ocorrerão gastos com energia.

A instalação é muito simples, dispensando grandes reformas e incômodos, mas é importante saber que a piscina biológica é dividida em duas áreas: uma própria para o banho e outra para a purificação biológica com as pedras e as plantas. Essa divisão é obrigatória, para que separe os banhistas da área das plantas aquáticas. Só é preciso escavar o terreno em que ela será instalada, protegendo-o com uma tela impermeável, pois a água não pode correr o risco de passar para o solo. No final dessa construção, você terá uma linda piscina com aspecto de lago no terreno da sua casa, e nem parecerá que foi instalada.

As plantas utilizadas neste tipo de construção para a filtragem da água são encontradas por empresas especializadas. Claro que a espécie de planta dependerá do local e do clima em que a piscina ecológica será feita.

Por ser basicamente uma novidade, o custo ainda é elevado, mas como dispensa custos com manutenção, acaba compensando. Além disso, o investimento garante um banho mais saudável. A imensa quantidade de cloro presente nas piscinas convencionais causa diversos danos a nossa pele e cabelo, além de prejudicar a nossa saúde em geral. Crianças, e até adultos mais desavisados, podem acabar ingerindo aquela água, repleta de componentes químicos. As piscinas naturais ainda oferecem uma boa alternativa para pessoas alérgicas ou sensíveis ao cloro. Além da não utilização de cloro e outros componentes químicos, que podem comprometer nossa saúde, uma das grandes vantagens da piscina natural é o contato com a natureza. Seu banho ficará mais bonito e agradável. Portanto, as piscinas naturais oferecem, além de uma opção mais saudável, um banho mais ecológico e bonito, em meio à natureza.

Acesse nosso portfólio e saiba mais sobre as piscinas biológicas e demais projetos de sustentabilidade e saneamento básico.

*Texto produzido pela Redaweb – Agência de Conteúdo

Share this article

Leave a comment