Conheça mais sobre a Permacultura

Você já ouviu falar sobre permacultura? Não? Não tem problema, nós te explicamos. Permacultura vêm de “Permanent Culture”, que traduzido significa “cultura permanente”.

É uma terminologia cunhada pelos pesquisadores Bruce Charles Mollison, mais conhecido como Bill Mollison, e David Holmgren, nos anos 70. O conceito propõe uma maneira diferente de enxergarmos a nossa relação com a natureza.

Ética

A permacultura tem três pilares éticos. Estes são guias que ajudam a entender como colocar em prática todo o conhecimento já produzido na área.

O primeiro princípio é o “Cuidar da Terra”. Neste caso, é lembrada a importância de se respeitar toda a biodiversidade terrestre, incluindo as florestas, animais e rios.

Depois, aparece a “Partilha Justa”, que alerta sobre como podemos compartilhar aquilo que não nos faz falta. A lembrança, neste caso, é para que deixemos de lado o consumismo exagerado e nos concentremos no que realmente é importante para a nossa sobrevivência.

O terceiro pilar é o “Cuidar das Pessoas”. Como o próprio nome já indica, a ideia aqui é olhar com carinho e compreensão para nossos familiares, vizinhos, amigos e todos àqueles que nos cercam. Afinal, todos eles representam um pouquinho nosso Planeta Terra.

Princípios

A permacultura também apresenta aos adeptos doze princípios. Eles servem como um guia para que você possa colocar em prática as ações em respeito à biodiversidade e a sustentabilidade.

Os princípios são:

  • Observe e interaja;
  • Capte e armazene energia;
  • Obtenha Rendimento;
  • Pratique a autorregulação e aceite feedback;
  • Use e valorize os serviços e recursos renováveis;
  • Não produza desperdícios;
  • Design partindo de padrões para chegar aos detalhes;
  • Integrar ao invés de segregar;
  • Use soluções pequenas e lentas;
  • Use e valorize a diversidade;
  • Use as bordas e valorize os elementos marginais;
  • Use criativamente e responda às mudanças.

Prática

A concepção de permacultura pode ser utilizada, de maneira prática, na forma em que pensamos a arquitetura e o funcionamento de nossas casas, por exemplo.

Para isso, foi desenvolvido o design permacultural. A ideia é que as edificações sejam pensadas de forma a melhorar o uso dos recursos naturais renováveis. O design permacultural inclui, por exemplo, projetos que respeitam as árvores e toda a biodiversidade local.

Uma das traduções diretas do design permacultural é a bioconstrução. Bioconstruções são estruturas que desde o começo lembram da sustentabilidade no seu planejamento e construção.

As casas projetadas no modelo de bioconstrução utilizam pau a pique, adobe, taipa de pilão, barro e diversas outras fibras vegetais. Em alguns desses locais, a iluminação durante os dias é feita somente pela luz solar. Já imaginou que legal?

ÁguaV – Construindo Sustentabilidade

A ÁguaV – Construindo Sustentabilidade é uma empresa que desenvolve projetos técnicos e soluções viáveis, econômicas e eficientes para o saneamento básico. O elemento principal de trabalho da ÁguaV é o uso sustentável da água.

Toda a cultura da empresa e os serviços prestados seguem os princípios e ética da permacultura. A ÁguaV entende que pensar de maneira holística na relação homem e meio ambiente é a única forma de solucionar problemas a longo prazo.

Conheça mais nossos projetos, acessando agora o nosso portfólio.

*Texto produzido pela Redaweb – Agência de Conteúdo

Share this article

Leave a comment